La Torre Pendente e Le Mura


Acabamos não comprando nenhum mapa de Pisa e ainda descobrimos que havia uma estação (que não é a central) que daria direto na praça onde fica o Duomo e a torre de Pisa, chamada pelos italianos de "la torre pendente". Assim, hospedados ainda em Florença, compramos passagem por 5,6 EUR, e descemos na tal estação de nome S. Rossore. Fomos então conhecer a torre inclinada. A cidade não tem muito o que ser conhecida. Não nessas viagens rápidas que fazemos. O principal é mesmo a Praça dos Milagres. O céu azul com algumas nuvens brancas e espessas espalhadas juntamente com aquela construção imensa e branca ao redor dava uma linda paisagem. Nas ruas ao contorno da piazza encontra-se uma feirinha onde você pode comprar desde comida a lembranças. Conseguimos encontrar um  mapa de Veneza lá por 2 EUR. Compramos uma bandeira do lugar como de costume, mas infelizmente me esqueci da miniatura da torre. Tiramos algumas fotos e encontramos acidentalmente um casal de brasileiros que havíamos conhecido no Vaticano. 

A torre de Pisa começou a ser levantada em 1174 onde instalariam o sino da Catedral. No terceiro andar a construção já começou a se inclinar consideravelmente em razão de um afundamento no solo. Para compensar a falha veio a idéia de fazer os próximos andares com o lado da inclinação mais alto. O que veio a pesar este lado e incliná-la ainda mais. A torre foi terminada em 1350. Com seus 56 metros de altura e uma inclinação de 5 graus, ela sofre, por ano, uma inclinação em torno de 1,3 milímetros em função de uma obra que fizeram na base. Antes dessa reformulação ela chegava a inclinar 20 milímetros ao ano. 

Demos a volta em torno de toda a praça e seguimos de volta a Srazione S. Rossore - que parecia uma estação um tanto deserta - e no caminho entramos em um supermercado para compramos algumas guloseimas (principalmente frutas), para pegarmos um trem até Lucca. Chegamos na estação e fomos direto para a máquina comprar os bilhetes. Estávamos olhando os horários quando ouvimos o barulho do trem. Era o nosso. Uma adrenalina danada. O trem estava parando para embarque e desembarque e a máquina não imprimia nossas passagens. Quando imprimiu saimos correndo e entramos sem nem validar os tickets. A viagem até Lucca duraria no máximo 20 minutos. É muito perto. A passagem custou apenas 2,4 EUR.

Lucca: a cidade murada 

Lucca é uma pequenina cidade medieval na região da Toscana. Ela é toda envolva por um muro com cerca de 9 metros. Possuem quatro portas de entrada: uma ao Norte, outra ao Sul, Leste e Oeste. Chegamos em Lucca pela estação central e caimos direto em uma praça em frente ao grande muro. Não tínhamos mapa nem nada que nos guiasse pela cidade. Não sabíamos nem como chegaríamos do outro lado do muro. Até que vimos uma pessoa entrando em uma das portas. Acompanhamos. A gente passa por uma espécie de caverna por dentro do muro e subimos escadas até nos vermos em cima do muro num tapete verde que compõe uma espécie de parque com banquinhos e tudo mais. Quase não se vê crianças e jovens. São mais idosos mesmo. Muitos idosos caminhando e até mesmo acompanhados por enfermeira nós vimos. Pouquíssimos turistas. Um silêncio puro e um ar bem gostoso por entre muitas árvores. Vimos de pronto uma torre com a ponta branca. Bem característica das torres medievais. Fomos em direção a ela. E ali se encontrava o Duomo di Lucca


Então resolvemos começar com uma visita a igreja. Era muito simples por dentro mas não deixava de também ser bela e cheia de histórias. Ela foi fundada no século VI, segundo a tradição de S. Frediano. A igreja S. Martino foi consagrada em 1070 e terminada suas obras de reconstrução e decoração externa apenas no século XV. Dentro do Museu da Catedral compramos um mini guia sobre a cidade. Com toda a história e os pontos turísticos e um mini mapa na contra-capa por apenas 2,5 EUR. E olha que era um pocket book de 63 páginas. Já era alguma coisa. O guia em Italiano, claro. 


Eu tinha visto no google maps um tal Anfiteatro que parecia interessante visitar. Fomos dali direto para lá seguindo nosso mapa mínimo em preto e branco. Depois de andar em círculos e ter a sensação de estarmos perdidos várias vezes, conseguimos chegar ao centro do Anfiteatro. Um círculo em vão se forma ao centro e ao redor casas. Ele era cercado de casas em cima e restaurantes, lojas e bares embaixo. Era sensacional. Era como se vivessemos naquela época por poucos instantes. Não sabíamos nem como sair dali. Havia uns três quarteirões de casas em círculo. Era difícil não se perder. O Anfiteatro romano foi construído ainda fora da muralha no século I ou II d.C. 

Casualmente chegamos a uma espécie de castelo e uma pequena fila de visitantes. Um pequeno e não um grande palácio, mas ali se encontrava a maior torre da cidade com direito a visita. Logicamente nós subimos por apenas 3,5 EUR. O Palazzo Guinigi foi construido no final do século XIV, todo de tijolos, (inclusive a torre) por uma família tradicional chamada Guinigi. Bom, na minha opinião ele precisa de restaurações. Mas que a vista lá do alto é excepcional, é. Atrapalha um pouco as árvores no topo e as milhares de escadas.

Passamos em frente a uma igreja muito angelical chamada Chiesa di S. Michele. Eu estava louca também para conhecer um outro palácio. Il Palazzo Pfanner, Le Ville Lucchesi e La villa Garzoni que possui um belíssimo jardim, além de querer também dar uma volta por cima do muro ao redor da cidade. Mas, como sempre, o tempo era muito curto e Alexandre estava cansado. Precisávamos mesmo descansar, ainda havia muito chão para caminharmos. Infelizmente deixamos para trás tal visita. Mas aconselho a quem for a Lucca tornar este, um passeio obrigatório. Infelizmente foram coisas que eu descobri que existiam quando chegamos lá. E pela falta de um bom mapa ficava difícil nos perder e depois conseguir voltar a Florença ainda aquele dia. 

Passeamos ainda pelas ruas por perto, e voltamos para a estação central para retornarmos ao nosso albergue. Foi uma aventura interessante pelo desconhecido. Bem instigante eu diria. Aconselho fazerem um pouco disso. A volta para Florença nos custou 5 EUR. No dia seguinte partiríamos para Vicenza, como já lhes relatei.

Foto 1: Praça dos Milagres onde se encontra a Torre de Pisa
Foto 2: As costas da capela e torre de Pisa
Foto 3: O muro que cerca a cidade de Lucca, Itália 
Foto 4: Fachada do Duomo de San Martin em Lucca
Foto 5:
O Anfiteatro de Lucca visto do Palazzo Guinigi
Foto 6: Casas com estilo medieval ao redor da vila Guinigi

Comentários

Laura disse…
amiga...seu blog ta tuuudo!!
Adicionei seu link no meu!
Desculpa mas eu vou ter q continuar escrevendo em ingreis pq to aproveitando os textos que tenho q fazer p mestrado e so copio e colo eles!ehehhehe quando tiver um tempinho tento traduzi-los e posto em portugues!
se possivel add meu blog ai no seu site tb
bjao e sucesso!

Postagens mais visitadas deste blog

A Irlanda um pouquinho mais perto de BH

Novo nome, endereço novo, novas viagens, vida nova!

Não economize nas ligações para a família