Euro Trip Number One


 Fotografia tirada do avião enquanto passávamos por cima dos Alpes Suíços


Em julho de 2008 fiz minha primeira grande viagem. Foi quando realmente aprendi a planejar e estruturar um passeio e que estreiei aquelas sensações que é um misto de sonho se tornando realidade, com ânsia e agonia contra o tempo. Compramos (meu namorado e eu) as passagens para a Europa em fevereiro. E desde então até a data da viagem passamos os dias após o trabalho (no meu caso ainda era estágio, monitoria e monografia), planejando nossa viagem independente. E será a partir dessa primeira experiência que começo a redigir as primeiras linhas de dicas e histórias para vocês. 


A ideia da viagem
Uma então muito amiga minha da época de faculdade em Juiz de Fora estava morando na Itália (Roma), depois de ter passado um ano em Londres. Um dia, entre nossas saudosas conversas no menssenger, ela convidou-me a ir visitá-la e que a partir dali iríamos conhecer outras belas cità italiane. De pronto aceitei e comecei a mover os pauzinhos para realizar este sonho de conhecer a Europa. Convidei meu namorado e ele topou ir porém, sempre que tocava no assunto sentia uma incerteza no ar. Não era aquela conversa decidida da qual eu gostaria de ouvir. Até que, perto de me formar em Jornalismo, comecei a trabalhar a idéia na cabeça do meu pai de fazer este passeio italiano. Ele concordou, mas tinha aquela mesma incerteza em sua voz que havia meu namorado. Então resolvi pesquisar a respeito de passagens e foi então que entrei em contato com uma agência do noivo de uma amiga em Belo Horizonte. A Star Brazil. No primeiro dia já chegamos a um destino, um preço e fechamos numa reserva que deveria ser confirmada em no máximo três dias. Foi aí que avisei ao namorado e ao meu pai que estávamos a alguns números do cartão de crédito para chegarmos em Roma e ficarmos por 15 dias na Itália. E assim, no limite e no susto, pagamos. E já tinhamos uma data definida e paga no valor de R$1900 (ida e volta), dividido em 8 vezes. Foi aí que comecei a sentir que Alexandre (o namorado) estava também empolgado, principalmente quando pediu que mudasse a reserva da passagem de volta para mais 10 dias. Seriam no total 25 dias na Itália.


Definindo o roteiro 
Quando nos sentamos para finalmente pensarmos onde ir, que chegamos a conclusão de que deveríamos aproveitar o máximo da Europa e não só da Itália. E que nossa primeira viagem deveria ser por roteiros turísticos. Por que não? Antes de nos aventurarmos a conhecer o pouco conhecido, temos primeiro que sentir o gosto do comum. Até para termos um parâmetro de comparação. Alexandre algumas vezes relutou contra meu gosto de Veneza e Paris, mas, com jeito fomos chegando a um acordo. Para resumir um pouco os meses de pesquisa, vou apresentar como ficou nosso roteiro. 

Em 25 dias nos aventuramos a conhecer respectivamente:

*Itália: Roma, Florença, Pisa, Lucca, Vicenza, Verona,Veneza e Milão.
*Holanda: Amsterdam
*Inglaterra: Londres
*Suíça: Genebra
*França: Annecy e Paris - Annecy não estava nos planos, foi eventual e decidido durante os dias em Genebra).
*Espanha: Madri (não chegamos a conhecer, apenas ficamos uma noite para o voo de volta).

Próximos passos para planejar
Depois de definir as cidades é preciso verificar o que cada uma tem para lhe oferecer. Os museus, parques, restaurantes e monumentos que você queira incluir em seu roteiro, e assim também determinar quantos dias ficará em cada cidade; e os meios de transporte para se locomover entre uma cidade e outra, e assim também dentro da própria cidade. Após ter decidido, planejado e traçado todo o roteiro o próximo passo é comprar os bilhetes para se transportar entre um país a outro. No nosso caso foram todos em companhias aéreas Low Cost. Depois é definir onde ficar e por fim traçar exatamente os locais a serem visitados (pontos turísticos).

Minhas próximas postagens serão sobre os locais que visitei em cada cidade. Dicas e informações sobre transportes, sites sobre viagens, páginas que podem ajudar a montar seu roteiro e a encontrar passagens com bons preços, e outras onde encontrar um albergue, hotel, pousada ou camping de seu gosto. Apresentarei também algumas coisas que aprendi sobre cultura e história e tudo que possa te ajudar em uma Viagem Planejada. 

Para passagens acesse: Skyscanner
Para hospedagem acessem: Hostel World 

   

Comentários

Gláucia Rabello disse…
Amiga Querida,

Adorei a ideia, muito bom gosto e principalmente, muito útil. Espero as próximas postagens. Sorte!

Gláucia Rabello
Cristina Barroca disse…
Ah! Que belo ter sua visita no primeiro post Gláucia. Espero te ver por aqui sempre e que o blog te ajude em alguma viagem. hehe

Cristina Barroca
Unknown disse…
Aê...
Tá curtindo bastante, hein?!
Vai postar fotos???

E uma vez em Amsterdã, foi ao Museu Van Gogh? Não esquecer as fotos de Florença tb!.

Parabéns pelo BLOG........
Bjsss...
Unknown disse…
Prima...
Como dica de viagem, procura por uma agenda denominada MOLESKINE, tem uns modelos que são verdadeiros guias de viagens para cidades como Barcelona, Amsterdã, Nova Iorque, Londres, etc...

Infelizmente ainda não criaram para o nosso país.
Abraços...
Cristina Barroca disse…
Vou colocar algumas fotos em meio aos textos. mas caso queira ver meu flickr... http://www.flickr.com/photos/cristinabarroca/

Postagens mais visitadas deste blog

A Irlanda um pouquinho mais perto de BH

Novo nome, endereço novo, novas viagens, vida nova!

Não economize nas ligações para a família